João Pessoa, PB, 10 (AFI) - Jogando com um time reserva, o Vasco bateu o Sousa-PB de virada, por 2 a 1, nesta quarta-feira, em João Pessoa, pelo jogo de ida da primeira fase da Copa do Brasil, e deu grande passo para se classificar. Manu abriu o placar para o Dinossauro, e Tiago empatou, de pênalti. O time carioca marcou o gol da vitória com Élton, nos acréscimos.
O jogo da volta está marcado para o dia 24 deste mês. Na próxima fase, o vencedor deste confronto enfrenta quem passar do duelo entre Nacional-AM e ASA-AL, que fazem a primeira partida no próximo dia 24.
Zebra dá o ar da graça
Mesmo com um time reserva, o Vasco era superior tecnicamente e quase fez o primeiro logo aos sete minutos. Após cruzamento, Dedé ajeitou de cabeça e Gustavo escorou, mas a zaga afastou em cima da linha. Mas foi o time paraibano quem saiu na frente aos 14 minutos. Após falha bisonha de Paulinho, que perdeu a bola, Cléber cruzou e Manú, só escorou para as redes, em posição duvidosa.
O time cruzmaltino deu o troco no minuto seguinte e quase deixou tudo igual. Após cruzamento de Rafael Carioca, Rafael Coelho escorou de cabeça e a bola passou tirando tinta da trave esquerda do goleiro Ricardo. O Vasco sofria com a falta de entrosamento da equipe, e os jogadores tentavam resolver sozinhos.
O Gigante da Colina era soberano na partida, mas pouco finalizava contra o gol do Sousa, que tentava de todas as formas segurar o placar. Aos 34 minutos, Elton recebeu passe dentro da área, driblou o adversário e bateu para fora, perdendo outra chance de empatar o jogo. Apesar do maior volume de jogo do Vasco, o primeiro tempo terminou com a vitória do Sousa.
Vira-vira do Vascão!
O Vasco voltou mais aceso para a etapa final e por pouco não igualou o marcador logo no primeiro minuto. Após cruzamento na área, Dedé cabeceou e Thiago Martinelli, por pouco não encostou na bola. No contra-ataque, o time paraibano tentava fazer o segundo e levou um grande perigo aos quatro minutos. Manú apareceu livre na área após cruzamento, mas chutou mal e perdeu grande chance.
Aos 14 minutos, o jogo teve novo rumo. O veloz Robinho arrancou, invadiu a grande área e foi derrubado por Mir. O árbitro não hesitou e marcou o pênalti. O goleiro Tiago foi para a cobrança e bateu a meia altura, com direito a paradinha, igualando o placar em João Pessoa. O empate empolgou o Vasco, que foi para cima em busca da virada.
Mas com o time no ataque, o time carioca acabou abrindo espaços para os contra-ataques do adversário, e quase sofreu o gol aos 27. Ribinha ficou cara a cara com Tiago, e o goleiro fez grande defesa, impedindo o segundo gol dos paraibanos. No final, o time da casa cansou e só deu Vasco, que perdeu uma série de chances de virar.
Aos 40 minutos, Rodrigo Pimpão entrou de peixinho após cruzamento na área, e por muito pouco não virou o placar para o Vasco. Aos 43, Pimpão fez boa jogada pela esquerda e tocou para Elton. O atacante chutou colocado, mas Ricardo fez a defesa.
De tanto insistir, o Gigante da Colina fez o segundo aos 46. Geovani Maranhão fez bela jogada pela direita, cruzou, e Elton bateu de primeira. A bola bateu em três zagueiros do Sousa e entrou, num lance de muita sorte que decretou a vitória vascaína.
fonte: F.I.